Get Adobe Flash player

Cachoeira Grande na Serra do Cipó. Imagem da internet Situada ao sul da Serra do Espinhaço inicialmente conhecida como Serra da Vacaria, depois Serra da Lapa e finalmente Serra do Cipó, teve o nome inspirado nas curvas do Rio Cipó.

Envolve os municípios de Santana do Riacho, Morro do Pilar, Jabuticatubas, Itambé do Mato Dentro e Nova União.

A principal atração é a natureza da Serra do Espinhaço. Entre os atrativos estão o Parque Nacional da Serra do Cipó que possui centenas de cachoeiras, cânions, pedreiras, grutas e rios que cortam toda a região..

O distrito Serra do Cipó do município de Santana do Riacho, ocupa a área que vai desde a ponte do Hotel Veraneio até a Cachoeira Véu da Noiva e devido a sua localização se destaca pelo turismo que é a principal atividade da comunidade.

…Ao passar pela região, o paisagista Burle Marx chamou a Serra do Cipó de “Jardim do Brasil” por constatar que a cada metro quadrado de vegetação são encontrados mais espécies de plantas do que em um metro quadrado da Amazônia. Além dos atrativos naturais, destacam-se ainda as ricas festas populares e religiosas, que mantêm vivos o folclore e a tradição do interior de Minas.

(Minas Gerais de 10/05/2003, página 06).